1 a 01 de Setembro de 2022, On-Line - ao vivo

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE AULA 2ª EDIÇÃO

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE AULA 2ª EDIÇÃO

Palestrante: Sem palestrante definido

Apresentação

A alfabetização é um processo ativo porque pressupõe o reconhecimento da ação necessária da criança e do professor. A criança, motivada por finalidades sociais efetivas, pela necessidade de ampliar suas estratégias e o professor pelas práticas pedagógicas intencionais, de modo a contribuir efetivamente com os processos de construção da leitura e da escrita.

Nesse seminário serão abordados temas que ajudarão os profissionais da educação a se apropriar dos conceitos que fundamentam o desenvolvimento das crianças e jovens que explicam as possibilidades de aprender; em seguida aprenderão a identificar de maneira prática as causas do porque não se alfabetizam e por fim aprenderão como alfabetizar nesses tempos pós pandemia.

A NTC por meio de sua plataforma virtual, promove formação em alta qualidade com profissionais de excelência, disponibilizando materiais didáticos, palestras e oficinas de forma interativa, fazendo com que o participante desenvolva e amplie conhecimentos de maneira mais autônoma.



Destaques

  • Como aprendem as Crianças e Jovens

  • Alfabetizar em tempos de incerteza

  • Alfabetização e letramento na sala de aula

  • Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras

  • Leitura e produção de textos

  • Práticas de letramento matemático

Programação

Palestra 1: COMO APRENDEM AS CRIANÇAS E JOVENS? 

Palestrante: Lino de Macedo

Nessa palestra, são consideradas duas condições fundamentais à Educação Básica, os alunos aprenderem a conviver com outras pessoas na escola bem como aprenderem os conteúdos disciplinares que ela ensina.


O objetivo é apresentar noções de aprendizagem na perspectiva de Piaget, graças as quais crianças e jovens adquirem o conhecimento escolar. Vamos ensinar o que é:

• Aprender em sentido estrito e em sentido lato;
• Aprender em função da experiência física e lógico-matemática;
• Em uma visão interacionista, por que conhecer implica em aprender?
• O aprender em crianças pequenas, que frequentam a Educação Infantil;
• O aprender em crianças, que frequentam a Escola Fundamental I;
• O aprender em jovens, que frequentam a Escola Fundamental II ou o Ensino Médio;
• Das diferenças entre e da importância em aprender conteúdos (disciplinares) e aprender formas (de pensar, agir, dizer ou sentir);
• Jogos que proporcionam oportunidades de se observar e de se promover processos de aprendizagem, valiosos à Educação Básica.

Oficina A: ALFABETIZAÇÃO: DO FRACASSO AO SUCESSO 

Instrutora: Andréa Patapoff Dal Coleto

Muitas são as incertezas presentes no cotidiano de professores alfabetizadores. Elas são frutos de um caminhar árduo e fecundo daqueles que, em busca de uma prática coerente com seus ideais de formar sujeitos autônomos, responsáveis, íntegros e conhecedores do mundo que os cercam, indagam constantemente: Como fazer para alfabetizar? Porque algumas crianças não se alfabetizam?

Para responder estas perguntas, esta palestra em consonância com uma oficina tem como propósito contribuir para o professor compreender a relação dos fatores que interferem na aquisição do conhecimento com a singularidade da aquisi- ção da língua escrita para que possam oferecer melhores condições na constru- ção de um sistema pedagógico, em que as crianças consigam exercer a condição humana serem sujeitos ativos do conhecimento e consigam garantir, desse modo, serem verdadeiros criadores da cultura, serem leitores e escritores do mundo. Vinculado a essa ideia, será necessário discutir as intervenções adequadas do professor numa dinâmica construtivista que possam fortalecer o professor no pla- nejamento de situações ou atividades específicas para atender às necessidades da criança. Vamos abordar:

  • Alfabetização - do fracasso ao sucesso

  • Discutir as principais causas do fracasso na alfabetização brasileira e o analfabetismo no Brasil - implicações políticas e psicológicas.

  • Refletir sobre o significado de “alfabetizar”.

  • Analisar o papel do professor no processo de construção da escrita pela criança identificando as possibilidades de intervenção de acordo com a perspectiva construtivista.

  • As intervenções no processo de alfabetização

  • Caracterizar uma boa atividade em alfabetização

  • Discutir propostas de registros escritos e atividades que permitam a superação das diferentes fases.

Palestra 2: COMO ALFABETIZAR NESTES TEMPOS DE INCERTEZA?
Palestrante: Rosaura Soligo

O objetivo da palestra é abordar as principais questões que dizem respeito às propostas de ensino, na alfabetização inicial, considerando o que já se sabe hoje sobre os processos de aprendizagem da língua escrita.
Por se tratar de um tema complexo, há três textos de subsídio para leitura complementar que, somados à palestra, compõem uma unidade formativa que permitirá compreender melhor:

A relação entre aprendizagem e ensino

Quais procedimentos os alunos precisam aprender para que se alfabetizem

Tipos de propostas que favorecem a alfabetização inicial

O que considerar ao planejar essas propostas

Os desafios colocados à prática pedagógica nestes tempos de incerteza.

E aprender formas (de pensar, agir, dizer ou sentir);

Jogos que proporcionam oportunidades de se observar e de se promover processos de aprendizagem, valiosos à Educação Básica.

Palestra 4: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PRO- FESSORAS ALFABETIZADORAS
Palestrante: Liliamar Hoça

Discutiremos o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras como um processo interlaçado pela prática, formação para o exercício do magistério e pelas aprendizagens representativas do momento histórico e social da educação, que originam “laços” que passam a constituir o processo. Para isso trabalharemos:

  • as forças de trabalho do magistério que se constituiu como atividade feminina

  • laços geracionais, estabelecidos com alunos ao longo da trajetória profissional

  • laços profissionais que possibilitam transformações no fazer do professor; processos formativos que se constituem como laços contextuais da profissão constituídos nas e pelas relações estabelecidas com o grupo de trabalho, produzindo os conhecimentos da professora alfabetizadora e marcando momentos de transformação no desenvolvimento profissional.

  • processos de aprendizagem, valiosos à Educação Básica.

Oficina B: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA
Instrutora: Sandra Bozza

 

Experienciar como se dá o processo de alfabetização sem passar pelo treino das famílias silábicas é um dos grandes desafios de nossas escolas. A oficina tem por objetivo refletir sobre todos os conteúdos que envolvem o processo de alfabeti- zar letrando, bem como demonstrar práticas necessárias para a consolidação da escrita ortográfica. Trabalharemos nessa oficina:

• Processos de alfabetização 

• Letramento

• Leitura e produção de textos

Oficina B: PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Instrutora: Isabele Moletta

O objetivo da palestra é trazer as principais reflexões sobre a “Nova” matemática, a partir da perspectiva do Letramento matemático com base nas demandas do nosso mundo atual e nos direcionamentos trazidos pela BNCC. Para dar suporte às nossas reflexões, vamos entender um pouco do desenvolvimento do racio- cínio lógico e da autonomia das crianças, a partir dos estudos de Jean Piaget e Constance Kamii; assim como os jogos e brincadeiras segundo Mizukami e Katia Smole; além dos estudos da Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrósio. Ao final do nosso encontro, pretendemos refletir sobre:

• Por que “mudaram” a matemática?
• A matemática além dos números e cálculos
• Busca do desenvolvimento do raciocínio e da autonomia a partir do brincar • Desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade para a tomada de decisão
• Precisamos decorar a tabuada?

Palestrantes

Conheça nosso time

Investimento

  • R$ 1.180,00

    1 Participante

    • Apostila Digital Específica
    • Certificado Digital * enviado pelo e-mail indicado na inscrição até 15 dias após o término do curso

PAGAMENTO

O pagamento deverá ser efetuado em favor de: Instituto NTC do Brasil Ltda - CNPJ: 10.614.200/0001-98, no seguinte banco credenciado:  Banco do Brasil – 001      Agência: 1886-4 – C/C: 145397-1

CANCELAMENTO/SUBSTITUIÇÃO

O cancelamento e/ou substituição de inscrição deverá ser solicitado por escrito, e será aceito se enviado para o endereço de e-mail eventosonline@ntceventos.com.br ou WhatsApp: (63)98444-4040, até 2 (dois) dias antes da realização do evento. Caso o participante/substituto não acesse a sala virtual na sessão agendada e na sessão de replay do evento, o valor da inscrição não será reembolsado. Será aceita a conversão do valor pago, em crédito para inscrição nos futuros eventos da NTC.

A NTC reserva–se o direito de cancelar unilateralmente a realização do evento ou ainda reagendar data/ horários de realização comprometendo–se a informar antecipadamente os inscritos, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral).

OBSERVAÇÕES

A inscrição deverá ser realizada da seguinte forma:

Preencher o formulário de inscrição disponível na página do evento no portal http://www.ntceventos.com.br - Enviar por e-mail cópia do documento de autorização de participação:

- Nota de empenho; Autorização de fornecimento; Documento padrão utilizado para posterior emissão de nota fiscal; ou Cópia de comprovante de depósito ou transferência bancária.

Após a confirmação da inscrição, com emissão de nota de empenho/pagamento, a NTC disponibilizará o link de acesso ao evento, via email do participante. 

O participante deverá entrar no link de acesso, no dia e hora do evento peenchendo o seu login e senha, quando então terá acesso ao ambiente virtual do evento.

Cada participante deve ser inscrito com um e-mail próprio, válido e acessível pelo mesmo. O e-mail informado no ato da inscrição será utilizado para o envio dos dados de acesso à sala do curso. Assim, participantes diferentes não devem ser inscritos com o mesmo e-mail, mesmo que sejam do mesmo órgão ou setor.

  • Enviar Nota de Empenho ou comprovante de pagamento até 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento;
  • Informar se houver recolhimento de impostos após o pagamento das inscrições.
  • A NTC reserva-se o direito de limitar o número de inscrições para determinado evento on-line.

HORÁRIO: SESSÕES DIÁRIAS DAS 08 ÀS 12 HORAS e 14 ÀS 18 HORAS

CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

Interessado?

  1. Acesse o conteúdo completo do evento fazendo o download do PDF.

    Baixar PDF
Voltar ao topo da página