TCE/TO lança hoje hotsite para acompanhamento de ações do combate ao Coronavírus

A luta para superar a pandemia do novo Coronavírus é árdua no mundo todo e no Tocantins não é diferente. Diante deste cenário sem precedentes, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) elaborou por meio da diretoria-geral de Controle Externo o hotsite “Combate Coronavírus”, no qual constará a atividade específica da Corte neste período, mostrando as orientações, além de informações dos 139 municípios para que a população tocantinense possa acompanhar a atuação da administração pública. A nova ferramenta do TCE será lançada nesta sexta-feira,15, às 15 horas, em um live no Instagram do Tribunal @tcetocantins. 

 

De acordo com a diretora-geral de Controle Externo, Dênia Maria Luz, o hotsite terá ambientes com muitas informações, interação por meio do campo de perguntas e respostas e do ‘fale conosco’, além de normas e orientações sobre gestão pública em tempos de pandemia. 

 

“Teremos também um painel de indicadores no formato do mapa do Tocantins onde será possível conferir o total de licitações e contratações diretas publicadas no Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública – Licitações, Contratos e Obras (Sicap/LCO) de cada município, a partir da data do decreto de calamidade pública federal (quantidade de contratações e o valor de cada uma delas); leitos de UTI (público e privado); número de casos de infecção por município; e valor do recurso repassado pelo governo federal por município”, destacou a diretora-geral. 

 

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro Severiano Costandrade, ressalta que o TCE/TO tem acompanhando todas as ações da administração pública para que as verbas destinadas ao combate à pandemia sejam utilizadas da maneira correta e de forma efetiva para que se reflita em benefícios à população tocantinense. “Nós estamos aqui para orientar os gestores, pois sabemos das dificuldades enfrentadas nesta crise”, frisou o presidente. E completou: “A Corte também não deixou de atuar nas fiscalizações rotineiras do controle externo e na análise das prestações de contas. Nosso trabalho continua para garantir a boa aplicação das verbas públicas”, finalizou.

 

Fonte:https://www.tce.to.gov.br/sitetce/sala-de-imprensa/noticias/item/3657-tce-to-lan%C3%A7a-hoje-hotsite-para-acompanhamento-de-a%C3%A7%C3%B5es-do-combate-ao-coronav%C3%ADrus