Planejamento orienta órgãos sobre a elaboração de planos de tecnologia

Documentos devem estar alinhados à Estratégia de Governança Digital.

Servidores de 25 órgãos públicos participaram, nesta quinta-feira (19), da Oficina de Alinhamento dos Planos Diretores de Tecnologia da Informação (PDTI) à Estratégia de Governança Digital (EGD), documento em elaboração pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). O evento teve o objetivo de orientar os representantes das entidades no trabalho de elaboração dos próximos planos, com enfoque na prestação de serviços eletrônicos, acesso à informação e ampliação da participação social nas políticas públicas, que são os três pilares da EGD.
 
Para o secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação, Fernando Siqueira, a governança digital no Brasil somente será alcançada se ocorrer uma mudança na atuação dos profissionais de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC). “Precisamos colocar no planejamento de TIC a visão do cidadão, precisamos melhorar a forma como a sociedade se relaciona com o Estado. Assim, a maneira como encaramos as atividades na área da tecnologia precisa mudar para termos uma visão de governança”, disse Siqueira na abertura da oficina.
 
O PDTI é um documento de orientação e acompanhamento da área de TIC de um órgão. A publicação define as estratégias e o plano de ação para implantá-las. As contratações do setor, por exemplo, devem estar alinhadas ao plano.
 
O Ministério da Cultura (MinC) foi o primeiro órgão a elaborar seu PDTI baseado nos princípios da EGD. Para o representante do MinC, Christian Miranda, houve um diferencial neste caso porque a área técnica já estava motivada a melhorar o relacionamento com o cidadão.
 
“No âmbito do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), existia o objetivo trabalhar melhor a coleta de informações dos cidadãos que interagem conosco por meio de nossos serviços digitais e melhorar também os dados que são divulgados para o cidadão”, explicou. O documento foi lançado em agosto pelo ministério.
 
A EGD orientará as ações de TIC dos 224 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). Alinhada à proposta do próximo Plano Plurianual (PPA), a estratégia terá validade entre 2016 e 2019. A proposta da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) é publicar o documento até o fim deste ano.