Ministro diz que avaliação vai orientar políticas educacionais

Janine divulgou resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014; dados servirão como indicativo para gestores.

O Ministério da Educação divulgou, nessa quinta-feira (17), os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014. A avaliação mede o conhecimento de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, considerada a última etapa do nível de alfabetização.

Foram avaliados 2.456.132 alunos de escolas públicas nas áreas de leitura, escrita e matemática. A avaliação foi dividida em cinco níveis para a Escrita e para a Matemática, e quatro níveis para a Leitura. 

Na escrita, cerca de 65% dos alunos alcançaram os dois melhores patamares da avaliação (4 e 5), o que significa que eles têm capacidade de escrever palavras com diferentes estruturas silábicas e um texto corretamente e com coerência.

Entretanto, na leitura, a maioria dos alunos (55%) ficou nos dois piores níveis, dentre quatro, significando que eles não conseguem localizar informação explícita em textos de maior extensão e identificar a quem se refere um pronome pessoal.

Segundo o ministro Renato Janine, que participou da coletiva de apresentação dos dados, os alunos que ainda estão no nível 1 são a maior preocupação do governo.

"O nível 1 é francamente inadequado. A pessoa não consegue ler mais que uma palavra. Isso a gente não pode aceitar, tem que zerar. É um avanço modesto, estamos falando só de escola pública. É claro que será desejado que todos cheguem ao nível 4. Mas, a partir do 2, temos uma pessoa que está lendo e compreendendo o que lê", explicou ele.

Na avaliação de matemática, 24,29% atingiram o nível 1 e 32,78% dos alunos avaliados ficaram no nível 2. Ambos considerados inadequados pelo Ministério.

“Esses dados, uma vez entregues a cada rede de educação e a cada escola, vão indicar muito bem aos responsáveis onde deve ser a intervenção pedagógica principal”, afirmou o ministro. “É por isso que a avaliação não é tanto um ranking, não é uma ocasião de punição, é uma orientação”, ressaltou.

A divulgação do resultado da ANA também marcou o lançamento do Painel Educacional do Inep, por meio do qual todas as avaliações da educação básica realizadas pelo instituto conterão informações consolidadas sobre o cenário educacional nos estados, nos municípios e nas próprias escolas.

Dentre outros, há indicadores sobre o nível socioeconômico, a complexidade da gestão escolar, esforço e formação docente. O painel contém ainda dados do Censo Escolar, tais como estatísticas de matrícula, taxas de aprovação, reprovação e abandono. E também apresenta os resultados da primeira edição da ANA, realizada em 2013 para formar uma linha de base capaz de permitir análises posteriores.

Avaliação

A ANA é realizada nas escolas públicas que tenham, matriculados, estudantes no terceiro ano do Ensino Fundamental. Em 2013, 55.836 escolas participaram da avaliação. Em 2014, foram 49.791. 

A avaliação integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), compromisso firmado pelos governos federal, estaduais e do Distrito Federal. A meta central é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade até o fim do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação e da Agência Brasil