Governo pretende fomentar financiamento externo para PPPs

Objetivo é ampliar parcerias com organismos internacionais.

O governo federal pretende ampliar parcerias com organismos internacionais para alavancar o financiamento de projetos de concessões e de Parcerias Público­-Privadas (PPPs). No Encontro Internacional de Infraestrutura e PPPs, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta semana, o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cláudio Puty, afirmou que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está disposto a injetar recursos no Fundo Garantidor para PPPs no Brasil, com juros mais baixos e emitidos em moeda local. "Com o BID vindo, outras entidades financeiras virão também", acredita Puty.

O secretário esteve, recentemente, na Coreia do Sul, onde participou da reunião de governadores do BID. Na oportunidade, o organismo decidiu criar uma nova estrutura para concentrar as operações da instituição com o setor privado, até então divididas em outras quatro estruturas distintas. A nova entidade, denominada em inglês de Newco, terá mais de US$ 2 bilhões para investir junto ao setor privado.

Segundo Puty, a Newco vai impulsionar investimentos privados importantes aos países da América Latina e Caribe. A expectativa é de que a nova estrutura amplie a captação de recursos para investimentos privados voltados ao desenvolvimento econômico, social e sustentável dos países da região. O secretário revelou ainda que está em estudo a criação de uma unidade para atração de investimentos externos no MP.