Câmara promove seminário sobre boas práticas em contratações públicas

 

 

A Câmara promove hoje e na sexta-feira (19), em parceria com a Secretaria Executiva da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), o I Seminário sobre Boas Práticas em Contratações Públicas. O evento, que abordará questões relacionadas à tecnologia da informação, obras e terceirização, é aberto à participação de gestores que atuam na administração pública. As inscrições podem ser feitas até hoje (16).

Na cerimônia de abertura, marcada para as 9 horas de quinta-feira, são esperados os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia e do Senado Federal, José Sarney, parlamentares e representantes dos órgãos que compõem a Enccla. Também foi convidada a ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon.

O seminário inclui palestras, debates e relatos de experiências. Entre os palestrantes estão o ministro chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage Sobrinho; e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler.

e-Democracia

Durante o evento, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apresentará um resumo das contribuições reunidas pelo portal e-Democracia, da Câmara, por meio da comunidade virtual criada para debater o tema. Ao longo de um mês, os gestores públicos foram convidados a compartilhar experiências bem sucedidas de redução de custos e mitigação de riscos de fraude ou de interrupção indesejada em processos de contratação.

Enccla

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro é uma articulação de cerca de 60 órgãos e entidades dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil. Criada em 2003, a rede busca contribuir para o combate sistemático à corrupção e à lavagem de dinheiro no País, já que as instituições que a integram atuam, direta ou indiretamente, de forma a identificar e propor ajustes aos pontos falhos do sistema anticorrupção e antilavagem de dinheiro.

Atualmente, a Enccla tem representação do Ministério Público Federal e Ministérios Públicos Estaduais, das Polícias, do Judiciário, dos diversos órgãos de controle e supervisão, CGU, TCU, Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central, Agência Brasileira de Inteligência, Advocacia Geral da União e Federação Brasileira de Bancos, entre outras instituições.

O seminário será realizado no Nereu Ramos.

Fonte: Agência Câmara